Você conhece a história da Catedral Metropolitana de Fortaleza?

HISTÓRIA PONTE METÁLICA 01 80x80 - Você conhece a história da Catedral Metropolitana de Fortaleza?
Você conhece a história da Ponte Metálica (Ponte dos Ingleses)?
novembro 21, 2018
Blog da Marina - Você conhece a história da Praia de Iracema?
Você conhece a história da Praia de Iracema?
novembro 29, 2018
Blog da Marina História da Catedral

Catedral Metropolitana de Fortaleza – Um Templo Imponente

A Catedral Metropolitana de Fortaleza, terceira maior do Brasil, é considerada um dos templos católicos mais bonitos do estado do Ceará. A história do local começou em 1612, quando Martim Soares Moreno (de Natal), juntamente com o padre Baltazar João Barreira e alguns soldados construíram um fortim chamado São Sebastião, e ao lado, ergueram em taipa uma capela denominada Nossa Senhora do Amparo.

Em 1637, o forte foi invadido por holandeses, mas eles ficaram pouco tempo ali, sendo massacrados por uma revolta de índios. A capela permaneceu.

No ano de 1820, a capela de taipa foi derrubada, e começou a construção de um templo em alvenaria, que só foi concluído em 1854 e recebeu o nome de Sé.

Já em 1930, foi constatada uma rachadura nas estruturas do lugar, sendo cogitada as possibilidades da construção de uma nova Sé em algum outro ponto da cidade ou então, a demolição da estrutura e a reconstrução no mesmo lugar. Em 1938, a Sé foi demolida, e a construção do novo templo iniciou em 1939. A Catedral foi finalmente inaugurada no dia 22 de dezembro de 1978.

Sua estrutura conta com duas torres e uma cripta – conhecida como Cripta dos Adolescentes, tendo seu espaço consagrado à juventude. A cripta possui seis altares dedicados a santos que morreram na adolescência: Domingos Sávio, Goretti, Inês, Luzia, Pancrário e Tarcísio. Há também, dentro da Catedral, a capela do Cristo Ressuscitado, onde são sepultados bispos e padres.

O templo imponente se destaca pela beleza de sua arquitetura – com destaque para as torres que chegam a 75 metros de altura – e de seus inúmero vitrais. Com capacidade para 5 mil pessoas, o monumento histórico foi construído em estilo neogótico-eclético.

 

Onde fica:
Praça da Sé, s/n – Centro

Quer conhecer esse e vários outros lugares incríveis em Fortaleza? Faça sua RESERVA ONLINE de um carro agora mesmo!
Aluguel de Carros em Fortaleza com o melhor preço é na Marina Rent a Car, tarifas com Km Livre e Carros revisados,
A melhor locadora de carros em Fortaleza com uma das melhores frotas. Pensou em Locadora de Carros em Fortaleza, pensou em Marina Rent a Car.