Passeio de férias: Centro de Turismo do Ceará

Dicas de onde se hospedar em Fortaleza
dezembro 6, 2017
Restaurantes para ir com crianças em Fortaleza
dezembro 20, 2017

Quando o turista chega no Ceará, ele vem repleto de expectativas para conhecer as praias, a gastronomia, e principalmente a cultura e o artesanato, que é sobre esse assunto que vou falar hoje.

Quando se pensa cultura e artesanato do Ceará, um dos primeiros lugares que vem na minha mente é o Centro de Turismo do Ceará. O lugar tem muita história. Foi inaugurado no início dos anos 70, mas sua existência vem muito antes disso, pois desde 1800 funcionava o primeiro presídio do Ceará. Mas, para ser inaugurado, o espaço teve que ser reformulado, ficando assim vários galpões com o mais rico artesanato cearense. É muito bacana. Adoro passear por aquele lugar. Quer saber mais?

 

Vou começar detalhando mais sobre a história do Centro de Turismo sobre o Ceará.

 

O ano oficial de inauguração do prédio foi em 1866, e seria usado como cadeia pública do Ceará. Mas, na verdade a construção foi iniciada em 1850. O lugar funcionou como cadeia durante 100 anos, com capacidade de 143 presos. Os presos presentes em 1967 foram transferidos para outro presídio, para ser desativado. Anos depois o lugar foi reestruturado para torna-se o Centro de Turismo do Ceará, que hoje é um lugar muito movimentado pelos turistas.

 

Quer saber o que fazer no Centro de Turismo do Ceará?

 

Quem vai conhecer o lugar, já sabe que tem que ter um bom dinheiro na carteira, pois certamente a pessoa não vai resistir em levar poucas compras. Os produtos são lindos, sou encantada com tudo de lá. Ao rodar os galpões, recomendo uma boa pesquisa, pois as diferenças de preços entre itens podem ser grandes.

Além de tudo isso, lá existe o Museu de Arte e Cultura Popular, que mostra a história e cultura do povo do Ceará, além de trazer um pouco de todo o Nordeste. Considero um passeio rico de aprendizagem. Saindo de lá, dá para passar no Mercado Central e Igreja da Sé, que ficam pertinho.

O lugar fica na Rua Senador Pompeu, nº 350, funcionando de segunda à sábado, de 8h às 17h, e domingos e feriados de 8h às 12h.