Gastronomia: o que comer em Fortaleza

ANIVERSARIO DE FORTALEZA 01 - Gastronomia: o que comer em Fortaleza
O que fazer no aniversário de 292 anos de Fortaleza
abril 11, 2018
PASSEAR COM O PET 01 - Gastronomia: o que comer em Fortaleza
Lugares para levar seu pet para passear em Fortaleza
abril 26, 2018
GASTRONOMIA FORTALEZA 01 - Gastronomia: o que comer em Fortaleza

Se for para citar uma das coisas que mais gosto no Ceará, com certeza eu direi que a gastronomia. Tem algo melhor que comer e se lambuzar, quando o prato é gostoso. É um prazer se deliciar com esses pratos, mas acredite, alguns deles exige até uma técnica, como comer caranguejo, por exemplo.

 

Caranguejo

Se você vai a praia de Fortaleza não pode deixar de saborear um dos principais pratos, o caranguejo. Se você não sabe como se come, separe um tempinho do passeio para aprender com alguém que domina essa técnica. É o prato perfeito para quem ama frutos do mar e não tem problema em se lambuzar. Mas, também tem a opção da casquinha de siri, para quem não gosta da técnica, pois ela já vem limpinha, pronta para comer.
Quando o garçom se aproxima com aquela bacia e tábua, já dou um sorriso de orelha a orelha. O cheiro é muito bom e o prato até bonito. Gosto de apreciar o prato junto com farofa, vinagrete ou molhos.
Para comer caranguejo, é importante saber onde se deve quebrar e como, para aproveitar melhor a carne do caranguejo. Aquela atividade chega a ser uma diversão.
Muitos desses lugares que vendem caranguejo na disponibilizam um lavabo de fácil acesso, pois é claro que você sairá de mãos um pouco sujas depois de comer o prato. Gosto de apreciar esse prato na praia do futuro de Fortaleza.

Peixada do Ceará

Não existe peixada melhor do que a peixada cearense. Quando se une todos aqueles ingredientes saborosos, junto com os temperos cearenses com certeza o prato fica perfeito e por isso agrada a tantas pessoas.
Diversos restaurantes oferecem esse prato, com preços justos. É bacana unir a família, pois normalmente a quantidade é bem generosa.

Feijão verde e baião de dois

Só de pensar nesses dois pratos já fico com água na boca. Para quem não sabe, o feijão verde não é verde, e sim um feijão novo. O sabor é incomparável, tanto que como uma grande quantidade facilmente sem nenhum acompanhamento. O baião de dois do Ceará é um prato completo, sendo muito mais do que um “arroz e feijão”. É muito bem temperado, com leite de coco, creme de leite, queijo coalho e até pedaços de carne.

Doces do Ceará

Um dos meus doces favoritos do Ceará é a cocada branca, que é muito saborosa, valendo cada centavo pago. No Mercado Central você encontra vários desses doces do estado, como por exemplo, rapadura, quebra queixo, coxão de moça e etc.